quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7 de janeiro - Dia do leitor


MINHA PAIXÃO POR ENCICLOPÉDIAS

Tenho plena lembrança do início de minha história na leitura, eram gibis da turma do Mickey, Pato Donald, Tio Patinhas e Turma da Mônica. Eu olhava as figuras e aqueles baloezinhos, não sabia ler, na verdade, somente inventava o que os personagens poderiam estar falando e desenvolvia minha estorinha. Sem dúvidas muitos leitores começaram assim. Quando aprendi a ler, de fato, meu interesse por gibis aumentou sobremaneira, passei a colecionar mesmo, tinhas pilhas e pilhas. Walt Disney e Maurício de Sousa eram meus preferidos, nada muito radical. Contudo meu pai começou a montar uma pesquena biblioteca em casa, vários romances, livros diversos e, a minha paixão dalí em diante: a enciclopédia. Eram duas, devorei-as. Não tinha um só dia em que eu não me debruçasse sobre elas e passasse horas e horas me deliciando com aquele conteúdo variado, ficava procurando por verbetes que eu ainda não houvesse lido, era uma rotina, uma rotina maravilhosa.
Certo dia, eu achei que já estava saturado de enciclopédias, foi quando fui apresentado à Enciclopédia Barsa e fiquei sem chão. Eu queria pular sobre ela e rolar no chão abraçado, mas não ficava bem. Não sabia por onde começar a ler, mas comecei  e esse caso de amor com a Barsa já dura mais de 20 anos. Porém, nunca prometi exclusividade, nunca disse que não a deixaria por outra, pois, sei de um ser inanimado na Terra que me fará largar a Barsa e correr em sua direção, sua mãe: a Enciclopédia Britânica.

7 comentários:

  1. Enciclopédia Britânica *---------*

    Parabens pelo blog.

    Peace.

    ResponderExcluir
  2. Que isso. Você pegou amor pela leitura mesmo.
    Por que não tenta um dicionário?
    Brincadeira...
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. haha, ainda tenho minha coleção da marvel, dc e da turma da monica. tudo guardadinho.

    legal o blog, dê uma olhada no meu sobre cinema ---> http://cineclube01.blogspot.com/

    Abrs

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente as enciclopédias foram engolidas pela internet.

    ResponderExcluir
  5. Marco, isso remete a um tema que abordarei em breve, meu 1º contato com a internet, que, por sinal, foi bem tardio, somente em 2004.

    ResponderExcluir
  6. nossa adorei esse seu comentario, e me deu uma nostalgia, de ler turma da monica, no banheiro da casa da minha mae, nostalgia de que udo era mais barato.
    porem tenho orgulho de ver a evolução de cada historia, ter melhorad cada qualidade.

    ResponderExcluir