sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Duas Divas - Quanta diferença




O Nordeste tem algumas divas como Ivete Sangalo e Claudinha Leitte, talentosa,s carismáticas, sucessos estrondosos. Mas gostaria de falar de duas divas totalmente antagônicas: a piauiense Stefhany e a norte-rio-grandense Marina Elali. Alguns poderão torcer o nariz por eu estar chamando Stefhany de diva, mas não há como negar que ela arrebatou uma legião de fãs que não imagina sequer a menção de outra cantora superior em seu lugar. Bem ou mal, ninguém consegue ficar indiferente à "Absoluta". É uma estrela.
Mas porque a comparação com Marina Elali? Acho que devido ao meu senso de justiça, minha inquietação com o que acho estar em desordem. Marina Elali, na minha opinião, é a única cantora brasileira com cacife para trilhar uma carreira internacional, nos representando, nos dando orgulho e servindo de referência para quem queira se aventurar no além mar. Stefhany não representa bem nem o Piauí, uma terra de pessoas humildes, inteligentes e amistosas.
Na biografia de Stefhany, fala-se do seu início de carreira como cantora, das dificuldades pelas quais passou, das belíssimas sacadas de marketing, mas não se fala em estudos, não se sabe até onde ela chegou neste quesito. Marina Elali é formada em música no Berklle College of Music em Boston, Estados Unidos.
Marina Elali é linda, inteligente, espirituosa, engraçada, bem humorada, capaz de deixar até Jô Soares ruborizado em entrevista. Já Stefhany, é curta, grossa, vazia, superficial, fala errado e, além de tudo, não reage bem a críticas, é pedante que só ela.
Em comum elas têm uma coisa: o vozerão. Sendo que, Stefhany é uma pedra bruta ainda, podendo desenvolver muito sua qualidade vocal. Marina Elali é uma diamante lapidado, um roxinol que encanta com suas interpretações e, particularmente, me enche de orgulho por ser brasileira, por ser nossa.
Onde estaria a injustiça e a desordem que citei antes? No fato de Stefhany, provavelmente estar ganhando muito mais dinheiro com seu trabalho do que Marina Elali. Stefhany lota casas de shows, arrasta multidões e está sempre na mídia, é garantia de IBOPE na TV. Elali não tem essa mesma intensidade de exposição. No entanto, Marina tem um bem precioso, tem contatos e admiradores de peso, artistas internacionais que reconhecem seu talento e a querem ver no topo do  mundo. Quando isto acontecer, terei certeza que se fez justiça.

9 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nas duas. E letra de música pra mim ter que ser em inglês, em português já desisiti de esperar coisa boa.

    ResponderExcluir
  2. Serio mesmo? Nunca ouviu falar? O amigo é um eremita? Não acho que música pra ser boa tem que ser em inglês, mas se queres assim, tái Marina Elali em inglês
    http://www.youtube.com/watch?v=AttrnmeqHCY

    ResponderExcluir
  3. Senti uma vibe inveja no texto. Sério.
    E achei um pouco preconceituoso tb. Percebi tb uma falta de respeito ao popular.

    Stefhany é pop. E se arrasta multidões é pq agrada ao público dela, q é o povão.

    Já Marina Elali é uma música elitista, restrita. Dificilmente vai ser popular, isso nao tem nada a ver com o talento de ambas.

    Enfim , as duas são totalmente diferentes. Cada uma no seu quadrado.

    ResponderExcluir
  4. Sério mesmo. Nunca tinha ouvido falar. Não sou um eremita. Não vou checar o seu link. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Blog da Stefhany, por isso salientei, quanta diferença entre as divas. Mas não é preconceito, preconceito é quando a gente fala sem conhecer, todo mundo conhece a história da Stefhany.
    Ao contrário do que parece, torço pela Stefhany, afinal sou do Piauí. Domingo passado mesmo eu estava vendo na TV, mas desliguei pq não aguentava mais ver tantos erros de português. Nunca é tarde para se educar, falta de dinheiro para contratar uma porfessora particular é que não é.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, a questão aí é bem mais complexa. Estudar música, aprender a cantar etc é "fácil", ter carisma e conquistar o público é que é complicado. E não vamos com aquela de que só estourou pq é ruim. www.tuyta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Mas uma universidade não ensina ninguem a ser uma estrela, Marina Elali tem o dom, assim como a propria Stefhany. A questão é que Elali buscou o conhecimento, aprimorar-se. Stefhany não busca nem educar-se basicamente, isso me decepciona nela.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, brilhante comparação.
    Marina Elali é uma profissional de verdade. Enquanto que a Stefany, tem muito o que aprender ainda ..
    E como ..

    ResponderExcluir
  9. Essa Stephany é RIDÍCULA!!! Marina Elali sim é espetacular e absoluta!!! Delícia.

    ResponderExcluir