terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sarah Meneses, melhor atleta Olímpica?!?


Reparem na discrepância da imagem. Na mesma foto, o maior herói Olímpico brasileiro de todos os tempos, campeão e recordista mundial do 50m e 100m livres, praticamente imbatível na atualidade, Cesar Cielo e... Sarah Meneses, apenas uma promessa. Posso até queimar minha lingua em 2012, Londres, mas, a verdade, é que Sarah, minha conterrânea, não representa nada em termos Olímpicos. Ganhou o prêmio porque a votação foi pela internet e houve uma enorme mobilização do povo piauiense que viu a oportunidade impar de ver o nome de seu estado exaltado, no degrau máximo do pódio e sob todos os holofotes no final do ano de 2009. Campanha nas ruas, nos telejornais, nos Portais, nos Blogs, até do Governador e prefeito. Certamente os paulistas e paranaenses, conterrâneos das concorrentes Poliana Okimoto e Natália Falavigna, respectivamente, acostumados com os holofotes em seus estados, não estavam preocupados em se mobilizar de tal forma para votar em suas atletas. Fenômeno parecido com o que levou o Cristo Redentor a ser escolhido, pela internet, uma das 7 maravilhas do mundo atual, neste caso, mobilização do povo brasileiro. Das 3 concorrentes, Natália Falavigna é medalhista Olímpica, mereceria muito mais, na minha opinião.
Espero, sinceramente, que Sarah Meneses corresponda, queime minha lingua e não fique só na promessa, porque, de promessa, o povo piauiense está cheio até a tampa.

6 comentários:

  1. Boa, Edu! Tão falando muito nessa Sara, mas, na hora do "vamo ver" - digo, Olimpíada - ela provavelmente vai amarelar (de novo), como já fez em Pequim ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, depois da ascensão e queda de Benito Mussoline, promessa no judor piauiense, fico com pés atrás quando aparece um novo fenômeno.

    ResponderExcluir
  3. Bom, para chegar a disputa pela internet a Sarah passou por uma votação de especialistas, jornalistas e atletas brasileiros. Ou seja, independente de votação pela internet ela já ficou entre as TRÊS maiores atletas do Brasil no ano, na opinião de quem entende do assunto.

    A menina já é uma realidade...ganhou diversas medalhas em copas do mundo e inclusive em grand slam senior [É a judoca brasileira melhor colocada no ranking mundial, em todas as categorias do judô...isso não é nada?]

    Com 18 anos, ainda em idade de competir em categorias de base, ela conseguiu uma vaga para as Olimpiadas. Esperar medalha dela naquela ocasião, competindo com atletas infinitamente mais experientes, é demonstrar total desconhecimento das etapas que um atleta precisa ultrapassar para atingir o topo.

    Admito quem diga que Poliana Okimoto se destacou mais no esporte do que Sarah esse ano. Até concordo. Agora dizer que a judoca não teve mérito algum e que todas as conquistas dela em 2009 [inclusive em disputas senior, enquanto ela ainda é uma atleta junior] não valeram nada é um argumento que não tem sustentação e vai de encontro a opinião dos próprios esportistas, que a colocaram na lista triplice de atletas aptas a disputar o titulo do COB através da internet.

    Na minha opinião, você já queimou a língua.

    ResponderExcluir
  4. "Com 18 anos, ainda em idade de competir em categorias de base, ela conseguiu uma vaga para as Olimpiadas. Esperar medalha dela naquela ocasião, competindo com atletas infinitamente mais experientes, é demonstrar total desconhecimento das etapas que um atleta precisa ultrapassar para atingir o topo."

    Vc é que demonstra desconhecimento. O nadador Australiano Ian Torpe foi campeão mundial adulto aos 16 anos apenas e com 19 ganhou 6 medalhas de ouro no campeonato mundial. Mike Tyson aos 19 anos venceu suas 15 primeiras lutas como profissional sendo 11 por K.O. No ano seguinte foi campeão mundial.
    Citei 2 fenômenos justamente pra mostrar que Sarah é uma boa lutadora, promissora, mas não é nenhum fenômeno como o povo do Piauí quer fazer parecer.
    ela ainda não fez por onde eu queimar minha lingua.

    ResponderExcluir
  5. Depois de tudo o que eu falei teu único contra-argumento é sobre ela não ter ganho a medalha olímpica em 2008? Você cita Ian Torpe e Mike Tyson, que são exceções raras no esporte. Vencer tão cedo não é comum. O habitual é o atleta atingir sua maturidade após determinada idade, caso contrário não existiria categoria jr. Mas eu também posso citar casos de atletas que só ganharam medalha em sua segunda Olímpiada, como é o caso do Ricardo Prado, da Natação. Participou em 1980, levou a prata em 1984.

    Cai em erro quem diz que Sarah já é um fenômeno do esporte [coisa que não fiz...disse que ela já deixou de ser promessa e virou realidade com os títulos conquistados esse ano]

    Mas acredito que também cai em erro quem, como você, diz que TUDO o que ela fez enquanto judoca, estando na seleção titular senior do Brasil, a melhor brasileira no ranking mundial senior, ganhando medalhas em grand slam e copas do mundo significa praticamente nada.[Coisa que os próprios esportistas reconhecem como importante, já que dentre as inúmeras atletas de alto nível que existem no Brasil ela foi colocada entre as três melhores do ano --- por sinal, esse era o principal argumento, e você não rebateu].

    Dizer que só a Olímpiada importa é reduzir os feitos da seleção de basquete masculino que levou o Pan de 1987 em cima dos EUA, de Daiane dos Santos e Diego Hypolito, que fizeram história na ginástica mesmo sem medalha, dentre outros.

    Não vale endeusar, mas também não vale desconsiderar os feitos da menina.

    Só isso =]

    ResponderExcluir
  6. Eu não rebati o primeiro argumento pq não acho que ela não deveria estar entre as três, pelos seus feitos durante o ano, fez por merecer, eu não desmereci seus méritos durante o ano. No entanto, deveria ter continuado com a votação feita por especialistas, esportistas, jornalistas. Deixar o povo escolher não é fidedigno, o povo vai pela emoção, pela mobilização, pelo clamor popular e, em ultima análise, pelo conhecimento técnico. Via de regra, o povo escolhe mal.

    ResponderExcluir