terça-feira, 14 de junho de 2011

Você é livre?

Hoje, 14 de junho é o dia mundial da liberdade, resolvi abordar o tema. Se liberdade for apenas a possibilidade de ir e vir, pouca gente é livre nesse mundo. Se você namora, não pode fazer algumas coisas que mais gosta, beber com os amigos, jogar aquela pelada no fim de semana, sem antes dar satisfações à amada, não pode ousar ir dormir sem antes ligar pra dar boa noite. Isso já contraria, por exemplo, o conceito de liberdade de
Kant, autonomia. O enamorado apaixonado passa longe de ser autônomo, sua ações giram em volta de sua princesa, agradá-la, paparicá-la, jamais contrariá-la. Fazer o que realmente gostaria de fazer implica numa declaração de guerra com sua prenda, isso o enamorado não faz, se faz é porque não está enamorado.
Se o indivíduo é casado, piorou. Ser livre para Descartes é poder escolher. O casado pode escolher ir àquela festa sozinho? Pode escolher não receber a sogra para o almoço no domingo? Não pode dizer: "sexo é sempre bem vindo, 3 horas discutindo a relação, não."
O solteiro pode estar nesse momento regozijando-se de ser livre. Será mesmo? Ir i vir sozinho é opção sua? Porque se for dos outros, você não é livre. A menos que você seja um eremita, ninguém opta por ficar sozinho. Optar por ficar sozinho é estar preso a sí mesmo, o que já contraria o conceito de liberdade de
Sartre, onde, ou a liberdade é absoluta ou não existe.
Está desempregado e sem dinheiro? Não é livre para usufruir do que a vida tem de mlhor para oferecer. Trabalha? És escravo. Ou da carga horária, ou do baixo salário, ou por estar fazendo uma atividade que na verdade não gostaria. É um empresário bem sucedido, faz o que gosta e ganha rios de dinheiro? És escravo. Acha que Eike Batista, Silvio Santos ou Steve Jobs não gostariam de tirar férias neste exato momento? eles podem? Nãããããããão!!!!!!!
Você começa um texto e não sabe terminar, você é livre? Nããããããão!!!
Bem, se o amigo ai embaixo não foi preso, sim, ele é livre:

Um comentário:

  1. Estamos presos à liberdade hehe eu costumava dizer isso. Parabéns pelo tópico

    ResponderExcluir