sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mentir é humano

Talvez a mentira tenha mesmo pernas curtas, mas pode levá-lo muito longe. A mentira é, na verdade, a capacidade intelectual de ocultar uma verdade e inventrar outra mais conveniente para a ocasião. Por isso as propagandas mentem impelindo o consumidor a comprar aquele produto que vai torna-lo mais jovem, mais forte, mais bonito, mais ou mais qualquer coisa.

No dia a dia mentimos quase sem perceber:
- Cheguei atrasado porque é o terceiro pneu que fura esta semana.

- Ele está em uma reunião. Quer deixar recado?

O problema maior está no tipo damentira e a intenção. Em minhas pesquisas pelos meandros do comportamento humano descobri que existem 6 tipós de mentiras:

BEM INTENCIONADAS
Pais que dizem: "meu filho é um gênio", mesmo sabendo que o rebentinho não é tão prodigio assim.

EXTEMPORÂNEAS
A mentira "de vez em quando". Todo mundo um belo dia cai na tentação de exagerar um pouquinho uma verdade para ganhar um instante de admiração.

ESPONTÂNEAS
A pessoa responde a 1° coisa quelhe vem à cabeça, e que por acaso é uma mentira. "Você leu o livro do Fuckenheim?" "Ah li, é ótimo".

PLANEJADAS
Aí a coisa começa a ficar perigosa. Com tempo mais do que suficiente para pensar no assunto, mesmo assim a pessoa mente.

REPETITIVAS
Sinal de perigo: a mentira é dita novamente, mostrando que arrependimento é algo que já foi para o arquivo morto.

COMPULSIVAS
Mentirosos compulsivos são aqueles incapazes de não mentir ou de não fantasiar uma verdade, mesmo quando não há necessidade. Aí a coisa começa a entrar no campo patológico, vira doença. Mentirosos compulsivos tornam-se também especialistas em refinar suas mentiras, são tantos detalhes que fica dificil não acreditar.

Texto de Max Gehringer

Um comentário:

  1. Eu tenho um amigo que mente tanto que não sabe mais se um fato que ele falou realmente aconteceu ou é mentira. Às vezes tenho que lembrar para ele que foi uma invenção dele para se safar.

    ResponderExcluir